Por que se preparar para ter filho(s)?

Ter um bebê é uma das mais intensas vivências que uma mulher e um casal podem viver. Conhecer as principais mudanças que podem ocorrer, possibilita que se criem estratégias e planejamentos para vivencia-las de modo mais consciente e tranquilo.

preparaçãofilhos.jpg

Para o que preciso me preparar? E o que posso cuidar antes da chegada do bebê?

Prepare-se para mudar TUDO! Não estou sendo sensacionalista não, mas quando se trata da chegada de um(a) filho(a), tudo muda! E engana-se quem pensa que a adaptação é rápida e fácil. Em alguns casos até pode ser, mas essa é a exceção e não a regra. O fato é que filhos são para a vida inteira e desde a sua concepção eles já chegam transformando tudo em nós. 

  • SAÚDE: Como anda a saúde de vocês? Essa pergunta não se restringe apenas à mulher que vai gestar o bebê. Pense que o casal é responsável por cuidar da criança e precisam estar saudáveis para dar conta do recado, principalmente na primeira infância, momento em que a criança demanda muito da vitalidade dos seus cuidadores para acompanhar seu desenvolvimento físico e emocional.
  • EMOCIONAL: E a cabeça hein? Que vocês se preocuparão em muitos momentos da gravidez e crescimento do seu filho é óbvio. Mas as vezes essa preocupação, temores, dúvidas já se somam à um quadro de instabilidade ou transtorno emocional, que não te impede de ter filhos, mas precisa ser cuidada para que você esteja bem emocionalmente e possa curtir essa fase da vida. 
  • FINANCEIRO: Como já dizia o ditado, "nada é tão ruim que a falta de dinheiro não possa piorar". Por mais econômico que seja, o casal terá gastos com a chegada do bebê. O fator financeiro é o que tem desgastado muitas famílias e por vezes acaba por prejudicar a própria relação familiar. Ajustar ou  criar um "planejamento financeiro" é uma prática que poucos casais adotam, mas que é imprescindível para trazer segurança e tranquilidade ao casal. 

Para cada uma dessas áreas, você pode contar com ajuda de profissionais para te auxiliar a se preparar ou resolver as dificuldades que surgirem o que não vale é "sofrer" sozinho. Partilhe suas dúvidas e temores, fale sobre o que te preocupa e incomoda em relação a chegada do bebê. Não tenha vergonha de vivenciar sentimentos negativos em relação à esse assunto, estamos falando de vida e ela inclui momentos nada prazerosos e não seria diferente com a chegada dos filhos. 

Tornar-se pai e mãe é entrar na aventura mais empolgante e desafiadora da sua vida. Você vai sorrir e chorar, vai enlouquecer e se reequilibrar, vai cair e levantar, como diria Mario Quintana "vai morrer de amor e continuar vivendo".

Para você que está vivendo justamente essa fase, não deixe de participar de um evento inédito que vai acontecer em São Paulo no mês de Junho. O "1º Encontro de Preparação Parental" será um dia de muito aprendizado e suporte emocional, físico e financeiro para casais grávidos ou que planejam terem filhos. O evento vai contar com a minha participação abordando muito conteúdo da Psicologia e Doulagem, esclarecendo dúvidas desde a concepção até o pós-parto e as principais mudanças físicas e emocionais de cada fase. Além disso, outros dois especialistas, Carol Darcie e Eduardo Amuri, estarão presentes falando sobre "maternidade, família e carreira" e "planejamento financeiro familiar". Corram, as vagas estão acabando!

Mais informações do evento: www.prenatalemocional.com/encontrodepreparaçãoparental ou 11.992791389 / raqueljandozza@gmail.com

Beijos com amor!

Raquel Jandozza