Parto: Explore a potência do vínculo e da respiração.

Para quem está em busca de informação sobre parto, com certeza o termo ocitocina não é estranho. Mas, se você ainda nunca ouviu falar, então, eu te conto: a ocitocina é o hormônio do amor. Um estudo publicado na revista Psychological Science apontou que as mulheres grávidas que possuíam níveis mais elevados de ocitocina criaram uma melhor conexão com seus bebês, após o nascimento.

respiração-gestante.jpg

Demonstrações de afeto, como o abraço, também ajudam na liberação de ocitocina. Durante o trabalho de parto, por exemplo, abraçar profunda e sinceramente traz o sentimento de proteção e auxilia em todo o processo. O toque faz o hormônio do amor ser liberado, então, abraçar uma pessoa por cerca de 20 segundos já traz um efeito transformador para o corpo. Abraçar também nos leva a outro padrão respiratório, o que ajuda a trazer mais calma e tranquilidade. Às vezes, a pessoa que abraçou, te olha, sorri e, pronto, o vínculo se estabelece.

Liberada em grandes quantidades durante o trabalho de parto, a ocitocina intensifica as contrações uterinas, que abrem o colo do útero e permitem que o bebê passe pelo canal vaginal. Aqui temos a magia da vida acontecendo. E não podemos esquecer que também o hormônio do amor que é o responsável por uma amamentação plena.

E tem mais: a ocitocina alivia o estresse e a ansiedade. Tudo isso influencia o bebê. Na verdade, ele se beneficia de tudo o que trouxer prazer e tranquilidade para você, a mãe. Isso porque, além do vínculo que já está criado, desde o início da gestação, o bebê recebe por meio da placenta a ocitocina.

Por isso é tão importante abrir espaço para que o corpo produza ocitocina. Conecte-se com seu parceiro, com as crianças mais velhas, com pessoas importantes para você, consigo mesma. Olho no olho, abrace, troque afetos.

Para um trabalho de parto mais fluido e tranquilo, além dos vínculos e da liberação da ocitocina, há outro poderoso ingrediente: a respiração. A tensão faz com que entremos em um padrão alterado de respiração que podem, inclusive, nos impedir de ter controle sobre o próprio corpo. E tudo o que a mulher precisa para trazer seu filho ao mundo é ter controle sobre seu corpo. Se ela não estiver no controle de sua própria respiração, a mensagem que o corpo enviará ao cérebro é a de que ela está em perigo. Então, o cérebro começa a soltar cortisol e adrenalina, hormônios muito ligados a questões de fuga e estresse, ou seja, o cérebro está entendendo que aquela situação é totalmente ruim e aversiva. Resultado: o trabalho de parto não flui, não engrena.

Percebe o quão importante é uma respiração equilibrada? Quando nosso padrão respiratório está harmônico, mensagens fisiológicas são enviadas ao cérebro para dizer que está tudo bem e, assim, temos calma para curtir os momentos, para tomar melhores decisões, para nos sentirmos confiantes. Prestar atenção na respiração é fundamental. Repare no seu padrão respiratório e modele-o para que trabalhe a seu favor, seja no trabalho de parto ou no dia a dia.

Muitas vezes, nos condicionamos a padrões mais racionais, de autocontrole, que não são ruins, mas que podem nos atrapalhar em determinados momentos, como o processo de parir. Portanto, invista no toque e na respiração como recurso poderoso para ajudá-la a trazer seu filho ao mundo do jeito que você mais desejar.

Respire e abrace sem moderação. E seja muito feliz!