Tentei muito e engravidei. E agora?

engravidei-e-agora

Quando a mulher engravida depois de muitas tentativas, o sentimento da gestante costuma ser inicialmente de felicidade e alívio. O sonho finalmente se realizou. Está palpável, no resultado positivo, nos enjoos matinais, no ultrassom e no primeiro som do batimento cardíaco. O sonho virou feto, o sonho virou fato. É uma felicidade indescritível. E agora?

Depois do momento de excitação, é muito comum que a mãe queira proteger a gestação mais do que tudo. Um sentimento bastante intenso da tentante que engravida é o medo de perder a criança durante a gestação. Isso é ruim de cultivar, pois traz uma privação das coisas e provoca uma sensação de falta daquilo que já se tem. Ou seja, uma criança. A mulher acaba vivendo com a impressão de que a gestação será interrompida e isso acaba impedindo de que ela viva aquilo que já está sendo possível viver.

Dentro dessa questão, a primeira coisa que fazemos é trabalhar um novo pensamento com a paciente: se preparar para o que vai dar certo. É necessário trazer para as gestantes aquilo que está acontecendo no momento presente, no desejo que foi alcançado e o que já se tornou real.

O acompanhamento emocional é importante durante esse período para retirar um pouco da ansiedade quanto ao futuro e a precipitação de algo negativo. Durante os encontros, os pais retornam para o contexto presente que mostra que está tudo bem.

O meu conselho para quem era tentante e conseguiu engravidar é que você siga curtindo esse momento para que haja uma vinculação física e emocional saudável com o bebê. O estresse, o medo e a angústia acabam desencadeando uma série de outras coisas que não são necessárias durante o período gestacional.

É preciso sair do corpo que tanto se preocupa e que foi pensado que não era o suficiente. Um corpo que foi visto por uma série de exames e até alguns tratamentos. Um corpo que foi medicado, diagnosticado e analisado. É essencial enxergar que esse corpo também é vida, que tem força para gerar outra vida e que foi preparado para essa fase.

Que você, mãe, também descubra não só as preocupações, os gastos e os medos. Mas, também, a certeza, a confiança, o amor e a vida que você carrega dentro de si.

Quer conversar? Entre em contato comigo pelo site, e-mail ou redes sociais.

Você também pode baixar o nosso aplicativo "Pré-Natal Emocional", disponível gratuitamente para Android e IOS.