Gravidez = Sono

GestanteSono

A questão da sonolência em gestantes é bastante relativa. Eu por exemplo, na gravidez do meu menino tinha uma energia que não acabava nunca, já na gravidez da minha menina, eu era "preguiça" em forma humana. Mas de modo geral o "sono" é uma questão que recorrentemente aparece durante a gestação, seja pelo excesso ou pela falta.

O excesso de sono durante a gravidez, normalmente está ligado a mudanças e variações hormonais decorrentes da própria gravidez, sem contar que os desconfortos que aumento da barriga a  ansiedade com a gravidez e parto, entre outras questões, são fatores que juntos desfavorecem uma boa noite de sono relaxante.

  • A seguir algumas sugestões para melhorar a qualidade de sono ao longo da gravidez:
    • Alimentação leve e equilibrada ao longo do dia diminuem a incidência de desconfortos gástricos que podem atrapalhar seu sono. Diminua a ingestão de líquidos principalmente perto da hora de dormir evitando a necessidade de levantar-se muitas vezes para fazer xixi.
    • Caminhadas leves, hidroginástica e alongamentos, são atividades físicas benéficas para todo o sistema cardiovascular e respiratório, diminuindo o inchaço e desconfortos musculares, mantém sob controle o ganho de peso inclusive;  e claro auxiliam na melhora da qualidade do sono.
    • Deite-se virada para o lado esquerdo e com um travesseiro entre as pernas. Essas medidas auxiliam no alívio das dores lombares, facilita a circulação sanguínea pois descomprime a veia cava da mãe, proporciona melhor irrigação do cordão umbilical que garante oxigênio e nutrientes ao bebê. 
    • Insônia. Por qual motivo? Antes de dormir mantenha alguns hábitos que chamamos de "higiene do sono". Mantenha as luzes mais baixas, diminua os sons e volumes. Leia, assista ou converse sobre assuntos leves, engraçados e positivos (não discuta a relação antes de dormir rsrs). Aquele bom copo de leite morno é uma dica de mãe que vale muito  nessas horas, isso porque o triptofano, substância encontrada no leite, é um indutor natural do sono. O uso dos chás de erva-doce, cidreira e camomila estão liberados e também têm um efeito relaxante.
    • Ansiedade, insônia moderada/grave ou muitos pesadelos? Hora de cuidar do emocional! Durante a gravidez, nem sempre só pensamos ou sentimos coisas boas. Muitas mulheres podem ser tomadas por sentimentos ruins, desespero, angústias, etc e muitas se sentem até culpadas por isso. Contudo, essa ambivalência de sentimentos é comum nessa fase, pois os sentimentos e conflitos podem emergir de forma intensa provocando agitações e preocupações que comprometem seu bem estar e descanso. Quanto aos sonhos, eles são uma forma de seu inconsciente apresentar de maneira simbólica alguns conteúdos internos. Não tenha medo dos pesadelos, entenda que eles não predizem futuro. Nesses casos ansiosos, episódios importantes ou prolongados de insônias, pesadelos recorrentes, procure um profissional da Psicologia que possa te ajudar a compreender o que de fato está te atemorizando e deixando ansiosa, comprometendo sua saúde emocional. 

Bom sono e bons sonhos com o seu bebê!